ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


008396

Referência:
TRATAMENTO de malária em presença de comorbidades em crianças e gestantes. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2020. (3m:57s) son. color..
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
Realização: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva ; Centro de Tecnologia em Saúde - CETES. Produção e Roteiro: Rosália Morais Torres. Argumento: André Machado Siqueira; Paola Marchesini; Sheila Rodrigues Rodovalho. Tânia do Socorro Souza Chaves. Animação e imagens: Daniel Franchini; Flávio Alves Azevedo. Edição: Ricardo Marques. Locução: José Francisco Zumpano; Centro de Referência de Malária de Minas Gerais.

Descritor(es):
Malária; Saúde pública; Vigilância epidemiológica; Surtos de doenças; Tratamento

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este vídeo apresenta um caso que tem como personagem central uma senhora com comorbidades residente em região endêmica de malária. Em um passeio com toda a família, no qual todos tomaram banho de rio ao entardecer, cria-se uma situação epidemiológica propícia para infecção de todos os membros da família. Destaca-se a importância da entrevista clínica para confirmação de elementos epidemiológicos para suspeita diagnóstica e do exame de gota espessa como método de escolha para diagnóstico de malária. Aspectos terapêuticos em situações especiais são abordados: malária em gestantes, em crianças, em pessoas com comorbidades e nos casos de infecção por mais de um tipo de plasmodium (malária mista)

[Nova Pesquisa]