ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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007893

Referência:
PEREIRA, Roberta da Rocha. Melhoria da qualidade do atendimento oferecida aos pacientes atendidos pela Equipe Azul, Unidade Básica de Saúde Mangueiras de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Ipatinga, 41f., 2018. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
CABRAL, André Luiz dos Santos

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Educação continuada; Idosos

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este estudo teve como objetivo Apresentar um projeto de intervenção para melhoria da qualidade do atendimento oferecido aos pacientes atendidos pela equipe azul, da Unidade Básica de Saúde Mangueiras de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, pois percebem que existem alguns dificultadores para garantir a integridade do atendimento conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde. Constatou-se que a equipe da unidade básica de saúde é constituída por profissionais multidisciplinares, que desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de atenção primária à saúde. Para serem eficazes, as equipes das Unidades Básicas de Saúde devem desenvolver atitudes positivas em relação à atenção primária à saúde e incorporar seus princípios à prática. Para tanto, é necessário que estes profissionais tenham conhecimentos e habilidades específicas para exercer suas atividades e trabalhar efetivamente nos ambientes de atenção primária à saúde. É fundamental a reorganização do processo de trabalho para auxiliar as pessoas com a necessidade de lidar com as doenças / agravos à saúde e encontrou potencial para o desenvolvimento do processo de trabalho para a integralidade da atenção à saúde. Concluiu-se que as propostas apresentadas nos projetos: "Acesso e a promoção do uso racional de medicamentos"; "Mais qualidade de vida na melhor idade"; "Mais saber para melhor qualidade da saúde"; "Atendimento sem demora"; podem garantir a melhoria na qualidade de do atendimento oferecidos a estes usuários, garantindo-lhes a integridade do atendimento conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde. Nesta direção, sugere-se que haja uma melhora na formação desses profissionais, tanto acadêmica como profissional, com o intuito de consolidar sua participação no Sistema Único de Saúde

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