ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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007795

Referência:
SANTIAGUEZ, Beatriz Bornot. Melhoria da atenção ao portador de hipertensão arterial: uma proposta de intervenção. Belo Horizonte, 33f., 2018. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
RIBEIRO, Liliane da Consolação Campos

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Doenças crônicas; Hipertensão

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Nos últimos anos, a Hipertensão Arterial tem sido reconhecida como um problema de saúde pública. A importância desta doença está crescendo em razão do aumento de sua prevalência e incidência, com consequentes repercussões, traduzidas em mortes prematuras pelas suas complicações; porém é considerado um problema de saúde que deve ser priorizado na Atenção Primária para evitar mais hospitalizações e mortes. Por esse motivo foi implementando uma intervenção com o objetivo principal de melhorar a atenção à saúde dos usuários hipertensos, na Unidade Básica de Saúde Luizote, pertencente ao município Uberlândia/ MG. Atualmente há 214 hipertensos residentes na área de abrangência da unidade básica de saúde. E muitas das ações proposta para a intervenção já vem sendo realizada como rotina pela equipe na estratégia de saúde da família, como atenção e cadastramento de hipertensos, palestras e ações educativas em grupo, entre outras. Dentre as principais ações realizadas pela equipe durante esse período destaca-se o mapeamento de hipertensos de risco para doença cardiovascular, promoção da saúde de hipertensos, capacitações para a equipe conforme preconizações do Ministério da Saúde. A intervenção propiciou uma melhora significativa na qualidade da atenção da população alvo e também nos registros desta ação programática, trouxe impactos positivos para a equipe, pois abriu espaço para novos conhecimentos, permitiu à busca coletiva de soluções e a participação conjunta em atividades. Os usuários acompanhados mostraram sua satisfação com o atendimento

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