ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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007409

Referência:
MAGALHÃES, Ana Gabriela de. Implantação da puericultura na Estratégia Saúde da Família Totonha Tomé, em Piumhi, Minas Gerais. Belo Horizonte, 42f., 2017. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
CORRÊA, Edison José

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Criança; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde da criança; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
A Estratégia Saúde da Família Totonha Tomé, desenvolvida em uma das 10 unidades de saúde do município de Piumhi, Minas Gerais, atende uma população total de 3.220 pessoas, 1.051 famílias, correspondendo a 9% do município. Dessa população, 208 são crianças de até os cinco anos, exclusive. Na rotina de atendimento da unidade, observa-se que 6% de todos os atendimentos são para essa faixa etária. O alto número de consultas de livre demanda para crianças até cinco anos é um problema importante e que traduz a falta da rotina de atendimento de puericultura. O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de intervenção para implantação da puericultura como agenda de atendimentos da Unidade Básica de Saúde Totonha Tomé, para promover o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, evitar agravos à saúde, orientar responsáveis e, assim, diminuir o número de consultas de livre demanda. Como metodologia foi utilizado o método simplificado do Planejamento Estratégico Situacional (PES), a estimativa rápida para determinar o problema prioritário, os nós críticos e as ações em saúde, além de uma revisão bibliográfica. Este trabalho apresenta um plano de intervenção sobre o problema "alto número de consultas de livre demanda em crianças na faixa etária até cinco anos", apresentando um quadro de operações para um dos nós críticos definidos: 1) incentivar e conscientizar os pais e responsáveis sobre a rotina da consulta da puericultura; 2) aumentar o nível de informação dos profissionais da UBS sobre importância da puericultura e o processo de atenção à criança (Educação Permanente em Saúde); 3) organizar a agenda da unidade para um período de dia da semana para puericultura; 4) melhorar o nível de informação da comunidade (Educação em saúde); 5) orientar pais e responsáveis sobre a importância do cuidado continuado e desmitificar a cultura hospitalocêntrica

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