ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


007387

Referência:
ROCHA, Vinícius Corrêa da Silva. Proposta para otimização do atendimento a demanda espontânea em uma Unidade de Saúde de Sabará - MG. Sabará, 31f., 2017. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
QUITES, Humberto Ferreira de Oliveira

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Acolhimento; Centros de saúde; Acesso aos serviços de saúde; Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Organização no atendimento é um problema encontrado no Brasil em muitas Unidades Básicas de Saúde e na UBS KM-14 localizada no bairro Borba Gato da cidade de Sabará- MG, não acontece diferente. Existe uma grande dificuldade de organizar as demandas espontâneas, contribuindo para um ambiente desfavorável tanto para os usuários quanto para os profissionais. A insatisfação dos usuários é marcada com relação ao acesso e o tempo de espera entre o acolhimento e o atendimento. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de intervenção que reorganize o atendimento à demanda espontânea da população na área de abrangência do UBS KM-14 em Sabará, MG. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados em saúde, tais como: Cientifica Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca virtual / NESCON e manuais do Ministério da Saúde, utilizando os termos descritivos: acolhimento, centros de saúde, acesso aos serviços de saúde, saúde da família, em seguida foi proposto o plano de intervenção. Este sugere uma integração entre o Sistema de Acesso Avançado e o Acolhimento, visando à construção de um modelo de acesso viável e eficiente de acordo com as particularidades da UBS. A organização da assistência surge como um desafio para a equipe e serão necessárias ações contando com a cooperação dos funcionários, usuários e gestores, o que tornará o trabalho mais eficiente e bem avaliado dentro das diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Atenção Básica, atingindo os objetivos deste nível de atenção, melhorando a satisfação da população e das equipes de trabalho

[Nova Pesquisa]