ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


006840

Referência:
BATISTA, Marlen Perdomo. Eficácia da intervenção educativa para diminuir as complicações cardiológicas em pacientes hipertensos, ESF 705, São João Del Rei-MG. Juiz de Fora, 32f., 2016.
   
   


Outro(s) Autor(es):
PEGORARI, Maycon Sousa

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Hipertensão; Educação em saúde; Intervenção médica precoce

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo verificar a eficácia da intervenção educativa como método para diminuir complicações cardíacas de hipertensos cadastrados na UBS 705, município de São João Del Rei-MG. O plano de intervenção foi desenvolvido segundo os métodos descrito pelo Planejamento Estratégico Situacional; e para subsidiar a abordagem teórica e construção deste projeto, procedeu-se com revisão narrativa da literatura em bases de dados e documentos do ministério da Saúde. O problema priorizado foi a alta prevalência de Hipertensão Arterial com complicacoes cardiologicas pela baixa adesão e estabeleceu-se como nós críticos: hábitos e estilos de vida inadequados, processo de trabalho da equipe de saúde inadequado, falta de apoio da família, nível de conhecimento baixo sobre os riscos e complicações da HAS de a população, estrutura dos serviços de saúde inadequados para enfrentar o atendimento de pacientes. Tendo em vista que o controle da Hipertensao Arterial Sistemica demanda ações tanto a nível individual como coletivo e que principalmente deve-se enfatizar no acompanhamento e orientação acertada para que o usuário com hipertensão arterial sistêmica tenha um cuidado continuado adequado, acredita-se que a presente proposta de intervenção possa contribuir para o controle desse e a disminuçao do problema na comunidade assistida

[Nova Pesquisa]