ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


006238

Referência:
YIRAT, Eduardo Leyva. Proposta de intervenção com vistas a reduzir o número de hipertensos do município de Catuji - MG. Teófilo Otoni, 49f., 2014. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
MATOS, Selme Silqueira

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Planejamento de Assistência ao Paciente; Hipertensão; Fatores de risco; Estratégia Saúde da Família; Planejamento estratégico

Termo(s) livre(s):
Plano de ação; planejamento estratégico situacional simplificado

Resumo:
Estudo descritivo e prospectivo, com o objetivo de elaborar uma proposta de intervenção com vistas a reduzir o número de hipertensos do Município de Catuji-Minas Gerais, no período compreendido desde Janeiro até Outubro de 2014. O universo populacional foi conformado por 1981 pacientes hipertensos do consultório cuja amostra foi formada por um total de 625 pacientes e constataram cifras tensionais de 140/90mmHgou mais, apresentando ou não antecedentes de hipertensos na família. A mostra foi agrupada segundo as variáveis utilizadas para essa investigação, cumprindo os critérios metodológicos e éticos para a mesma. Constata-se que o sexo feminino e a faixa etária de 50 - 59 anos foram predominantes. A maioria teve mais de um fator de risco, 47,2% só realizavam o tratamento higiênico dietético e 27,36% dos pacientes investigados apresentaram algumas complicações. Todo o dado estatístico da informação obtida foi através do sistema MICROSTAD. Os resultados se discutiram em quadros de três entradas (se expressaram em porcentagens) das diferentes variáveis dependentes e independentes contidas na operacionalização.

[Nova Pesquisa]