ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


006221

Referência:
CHAGAS, Pollyane Ramos. Intervenção sobre a baixa demanda espontânea masculina na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Vera Cruz do município de Montes Claros, Minas Gerais. Montes Claros, 30f., 2015. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
BARCELLOS, Ana Paula Medrado de

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde do homem; Assistência Integral à Saúde; Acolhimento; Atenção primária a saúde; Prevenção primária; Promoção da saúde

Termo(s) livre(s):
Atenção integral a saúde

Resumo:
Este é um projeto de intervenção na área de abrangência da estratégia saúde da família (ESF) Vera Cruz, Montes Claros-MG. Partindo do problema do baixo índice de demanda espontânea masculina na unidade, o projeto pretende trabalhar visando a ampliação do acesso da população do sexo masculino às ações de saúde da equipe. Optou-se pela intervenção nas barreiras socioculturais em relação à autocompreensão do homem, sobre sua condição de vulnerabilidade às condições patológicas; na desinformação sobre medidas preventivas de saúde do sexo masculino, no rastreio de doenças crônicas e afecções específicas e na ausência de busca ativa aos pacientes com suscetibilidade. Para subsidiar conceitualmente o trabalho foi feita uma revisão da literatura utilizando os seguintes descritores: Saúde do homem; Atenção integral a saúde; Acolhimento; Atenção primária a saúde; Prevenção primária; Promoção da saúde. A partir dos nós críticos selecionados as operações propostas foram: 1) Divulgação de informações sobre saúde ao público masculino; 2) estimular a autocompreensão das condições patológicas ao qual estão expostos e co-auxilio no seu próprio tratamento; 3) Identificar homens em situação de risco, ou acompanhamento inadequado na comunidade; 4) Mudança no processo de trabalho da equipe com melhor acolhimento do público masculino. A análise de viabilidade mostrou que o projeto é viável. A elaboração deste projeto possibilita à ESF fortalecer a atenção básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

[Nova Pesquisa]