ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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005989

Referência:
SANTOS, Thayná Samilla dos. Plano de intervenção sobre a importância da atividade física para a diminuição do sedentarismo na Escola de Ensino Fundamental Divonete Cavalcante no município de Taquarana - Alagoas. Maceió, 25f., 2015. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
SANTOS, Valéria Bezerra

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde escolar; Atividade motora; Estilo de vida sedentário

Termo(s) livre(s):
Saúde na escola; Atividade física; Sedentarismo

Resumo:
O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído no Brasil em 2007, busca fortalecer as experiências desenvolvidas no ambiente escolar e promover a articulação das ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) com a rede pública de ensino, através do incentivo as ações do PSE, percebeu-se a falta de incentivo as práticas de atividade física por parte dos escolares, assim como a falta de envolvimento nessas ações por parte do setor da saúde do município. O presente estudo justifica-se pela necessidade do incentivo da prática de atividade física dentro do ambiente escolar, assim como, buscar-se aumentar o vínculo da unidade básica de saúde com os escolares. Este estudo teve como objetivo elaborar um Plano de Intervenção no intuito de desenvolver Atividades Permanentes de Promoção da saúde e Prevenção do Sedentarismo, utilizando o Princípio da Educação Permanente em Saúde. A abordagem metodológica adotada privilegiou o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES). Foi construído um Plano de Intervenção para se trabalhar ações voltadas para a diminuição do sedentarismo e promoção da saúde, assim como realizar uma maior aproximação dos profissionais da unidade básica com a escola. Pretendeu-se com esse estudo estimular a prática de atividade física nas escolas, bem como fazer uma ponte entre a Educação e Saúde, através do incentivo do trabalho conjunto.

[Nova Pesquisa]