ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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005975

Referência:
LIMA, Beatriz Santana de Souza. A construção de laços entre a Estratégia de Saúde da Família e a escola: um projeto de intervenção. Maceió, 33f., 2015. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
SANTOS, Valéria Bezerra

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Planejamento Estratégico; Educação; Promoção da Saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Projeto de intervenção que tem como objeto de estudo a construção de laços entre a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa Saúde na Escola (PSE). A ESF é localizada no município de Satuba, local onde o PSE esta sendo implantado com o auxilio das enfermeiras do Programa de Valorização de Atenção Básica (PROVAB). Na nossa realidade há falta de comunicação entre a UBS e as escolas da comunidade, não há ações com as crianças e adolescentes nem desenvolvimento das ações do Programa Saúde na Escola. Esse problema tem uma prioridade nos objetivos do PROVAB, dessa forma, melhor governabilidade para realização de ações e intervenções. Dessa forma nosso objetivo foi elaborar projeto de intervenção que possibilite a aproximação da Estratégia Saúde da Família Margarida Procópio e as escolas da área de abrangência de acordo com os princípios do Programa Saúde na Escola. É um Projeto de intervenção, com desenho descritivo, realizado na UBS Margarida Procópio, Escolas da área de abrangência e Secretaria Municipal de Saúde, com realização de um diagnostico situacional utilizando o Planejamento Estratégico Situacional/PES. Dessa forma foi elaborado um plano de intervenções e um plano de ação a partir do problema escolhido pela equipe com de abertura de horários para realização de ações de promoção da saúde junto às escolas. A relação entre os educadores e os profissionais de saúde ainda é limitada, sendo a proposta do PSE uma oportunidade para estabelecer e manter um vínculo pautado na co-responsabilização e em uma postura de confiança entre educadores, estudantes e ESF.

[Nova Pesquisa]