ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
DUARTE, Adriana Pereira. Práticas educativas em saúde no ambiente escolar: uma proposta de intervenção. Uberaba, 31f., 2015. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
CORREIA, Lourani Oliveira dos Santos

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Educação em saúde; Assistência integral à saúde; Promoção da saúde; Prevenção de doenças

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
As práticas educativas em saúde constituem um processo em desenvolvimento contínuo e permanente que devem ser realizadas por meio de políticas intersetoriais e articuladas com demais departamentos e órgãos das secretárias municipais e estaduais, a fim de mitigar maiores lacunas de acesso à saúde escolar. Assim, a fim de atender com eficácia as necessidades do meio escolar, o presente trabalho foi realizado por meio de um levantamento do diagnóstico situacional da instituição de ensino municipal Irene Monteiro Jorge, no qual, foram elencados quatro nós críticos, quais sejam: uso de substâncias ilícitas e lícitas, dengue, geohelmintíase e doenças sexualmente transmissíveis. Outrossim, foi elaborado um plano operativo com a prerrogativa de viabilizar estratégias de intervenção para os problemas elencados, a fim de que seja efetivada a promoção da saúde escolar. O plano de ação se constituiu como ferramenta na resolutividade das demandas apresentadas na instituição, por meio da adoção de práticas educativas focadas em atender a realidade dos grupos. Portanto, a implementação do plano de ação visou à formação de cidadãos mais proativos e conscientes de suas responsabilidades na promoção e prevenção de danos e agravos a saúde

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