ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


005660

Referência:
FLEITAS, Argel Jesus Pedroso. Intervenção educativa no controle da hipertensão arterial em grupo de pacientes hipertensos. Belo Horizonte, 25f., 2015. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
OLIVEIRA, Fernanda Piana Santos Lima de

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Hipertensão; Atenção Primária à Saúde; Prevenção Primaria; Doenças Cardiovasculares

Termo(s) livre(s):
Hipertensão Arterial; Atenção Básica

Resumo:
Nas estatísticas de saúde pública se percebe que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e baixas taxas de controle, sendo por isso considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública. As doenças cardiovasculares são importantes causas de morbimortalidade e geram altos custos econômicos, e que aumentam progressivamente com o aumento da pressão arterial. O controle adequado dos pacientes com HAS deve ser uma das prioridades da Atenção Básica a partir do princípio de que o diagnóstico precoce, o bom controle e o tratamento adequado dessa afecção são essenciais para diminuição dos eventos cardiovasculares adversos. Este trabalho propõe a criação de um plano de intervenção a ser aplicado com o objetivo de melhorar o nível de conhecimento de um grupo de pacientes hipertensos sobre os fatores de risco da Hipertensão arterial, em Minas Gerais. A partir da implementação do plano de ação proposto pretende-se: a abordagem da HAS como doença crônica, aumento da adesão da população às mudanças de modo e estilo de vida.Ao estimular a autonomia dos sujeitos em relação ao seu estado de saúde e propiciar melhorias na qualidade de vida. Esse projeto pretende contribuir de forma significativa para melhoria das condições de saúde e de vida da população da área de abrangência do PSF Santa Terezinha.

[Nova Pesquisa]