ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
BARBOSA, Roseanne Aparecida Luanna Oliveira. Os desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes mellitus e ou hipertensão arterial aos grupos de educação em saúde. Araçuaí, 30f., 2013. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
ROCHA, Fernanda Magalhães Duarte

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Diabetes mellitus; Hipertensão; Educação em saúde; Saúde da família

Termo(s) livre(s):
Hipertensão arterial

Resumo:
O processo educativo é importante para complementação do tratamento dos pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para aumentar sua adesão, contribuindo no controle, promoção e prevenção das complicações dessas patologias, no esclarecimento de dúvidas e direcionamento do auto-cuidado. Este estudo objetivou identificar, na literatura, ações que promovam a adesão desses pacientes nas ações de educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família (USF). O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que hospeda bases de dados reconhecidas, dentre elas a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na base de dados do Scientific Eletronic Libray Online (SciELO), dentro do qual foram selecionados os artigos publicados nos últimos 12 anos que tinham concordância com o objetivo e tema escolhido. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2012 à outubro de 2013 com os descritores: Diabetes Mellitus, Hipertensão, Educação em Saúde e Saúde da Família. Nesse contexto, este estudo contribuiu para construção do conhecimento sobre as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e aponta como um dos desafios para a equipe de saúde, a sensibilização das pessoas para a prevenção dessas patologias, o que deve ocorrer nos diferentes cenários de atenção à saúde e com diferentes faixas etárias, considerando a cultura e a individualidade nas ações. Educar para a saúde implica ir além da assistência curativa, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais. Deste modo, o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da USF, tem um importante papel, expressando a assimilação do princípio da integralidade pelas equipes de saúde da família,

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