ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
SOUSA, Roberta de. Educação permanente: uma reflexão sobre teoria x prática no contexto da Estratégia de Saúde da Família. Governador Valadares, 42f., 2012. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CÔRTES, Maria da Conceição Juste Werneck

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Educação em saúde; Sistema Único de Saúde

Termo(s) livre(s):
Trabalho em equipe; Educação permanente em saúde; Programa de saúde da família

Resumo:
A Estratégia Saúde da Família, implantada pelo governo desde 1994, trouxe uma proposta de reorientação do modelo assistencial, baseado num contexto de promoção, prevenção e reabilitação, firmando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Após 17 anos de sua implantação e de grandes conquistas, esta estratégia vê como novo desafio a educação permanente. Este trabalho visou buscar evidências científicas na literatura sobre educação permanente como método de mudança no cotidiano do processo de trabalho e sua correlação na prática, vivenciada pela Estratégia Saúde da Família. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica narrativa, através de busca científica que relacionou a teoria e a prática de educação permanente no cotidiano da Estratégia Saúde da Família. De acordo com os resultados encontrados, o Sistema Único de Saúde continua sendo um modelo fragmentado, frágil e em plena construção. A Estratégia Saúde da Família é seu principal enfoque, vista como principal porta de entrada à atenção à saúde. Perante os desafios encontrados ao longo da jornada desta estratégia, a educação permanente é atribuída pelo governo como meio de transformação no processo de trabalho da equipe, proporcionando a integração da equipe, comunicação e resolutividade de acordo com a problematização no contexto da Saúde da Família, mas ainda é comumente confundida na prática com a educação continuada pelos trabalhadores de saúde. Também evidenciou que a educação permanente é um avanço a ser conquistado de forma necessária e ambiciosa para mudança do processo de trabalho, minimizando os problemas a serem enfrentados pelas equipes em seu território de abrangência, que deve ser exercida pelos quadriláteros da formação.

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