ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


005364

Referência:
SILVA, Neila Andréa. Binômio "mamãe-bebê": contribuições da saúde bucal para Estratégia de Saúde da Família. Uberaba, 46f., 2011. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
MATTOS, Flávio de Freitas

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Doenças Periodontais; Saúde da mulher; Gestantes; Odontologia Comunitária; Saúde bucal; Estratégia Saúde da Família; Aleitamento materno

Termo(s) livre(s):
Programa Saúde da Família

Resumo:
Os atendimentos odontólogicos no Brasil são caracterizados pela livre demanda, baseada em ações curativas e ou mutiladoras, onde os profissionais nem sempre estão preparados para assumir as reais necessidades do indivíduo, pois são formados desvinculados da saúde pública e da atenção básica, partindo muito cedo para as especialidades. A incorporação da Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Familia dentro dos princípios do SUS, veio introduzir uma nova forma de garantir a integralidade do atendimento e reorientar as práticas odontólogicas. Pensando nisso este trabalho busca realizar uma revisão literária sobre o binômio "Mamãe-Bebê", que possa contribuir para o desenvolvimento de práticas odontólogicas dentro da Estratégia de Saúde da Familia, visando garantir a sáude oral de ambos, desenvolvendo novos paradigmas e enfatizando a importância do acompanhamento multiprofissional.

[Nova Pesquisa]