ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
FERREIRA, Natália Enes. Absenteísmo dos trabalhadores no acompanhamento odontológico: sobrecarga nos atendimentos de urgência. Belo Horizonte, 24f., 2014. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
LUCAS, Simone Dutra

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Absenteísmo; Saúde do trabalhador; Odontalgia

Termo(s) livre(s):
Dor de dente

Resumo:
A implantação do Programa Saúde da Família de Pinheiros, município de Itatiaiuçu-MG aconteceu em 2006. Um ponto importante levantado pela equipe se refere à ausência do trabalhador ao serviço devido à dor. Esse grupo da população (trabalhadores) procura o serviço somente no momento da dor, da urgência. Por não serem liberados durante o horário de trabalho ou temerem perder o emprego por se ausentarem, na maioria das vezes não dão seq¨ência aos tratamentos propostos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre absenteísmo, saúde do trabalhador e dor de dente, bem como elaborar um plano de intervenção para a criação de um terceiro turno de atendimento na unidade básica de saúde (UBS). A metodologia utilizada foi por meio de uma revisão de literatura sobre o assunto, utilizando como palavras-chaves absenteísmo, saúde do trabalhador, dor de dente. Foram consultados o Scielo, dissertações e documentos oficiais do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, publicados no período de 2002 a 2012. Ao final, foi elaborado um plano de intervenção para a criação de um terceiro turno de atendimento na UBS, que será iniciado às 16 horas (horário normal de fechamento da unidade) e se encerrará às 20 horas. O publico alvo será de trabalhadores. É preciso tentar envolver não somente a própria equipe de saúde bucal de cada unidade, como também, o restante da equipe de saúde da família, para que se possam ofertar todas as atividades da atenção básica. Com isso, espera-se uma maior organização da demanda espontânea na UBS para que esta não prejudique a agenda da demanda programada e também, buscar um o emponderamento dos trabalhadores. A criação de um terceiro turno (noturno) de atendimento é uma estratégia capaz de melhorar o acesso e a qualidade de vida dos trabalhadores.

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