ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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005345

Referência:
CARVALHO, Michele Lopes e. Proposta de intervenção elaborada por uma equipe de saúde da família de Betim-MG para a baixa adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos ao grupo Hiperdia. Belo Horizonte, 23f., 2014. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
SAVASSI, Leonardo Cançado Monteiro

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Diabetes mellitus; Hipertensão; Educação em saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Esse estudo relata a realização de um Planejamento Estratégico Situacional (PES) elaborado por uma Equipe de Saúde da Família do município de Betim/ MG, na qual foram levantados todos os problemas enfrentados por essa equipe, e após esse levantamento, foi eleito o problema de maior prioridade de intervenção. Selecionou-se a baixa adesão dos pacientes portadores de HAS e DM ao grupo educativo Hiperdia realizado na unidade pela equipe como sendo a problemática de maior relevância. A HAS e o DM são importantes problemas de saúde pública, sendo que a educação popular, lançando mão da metodologia de grupos operativos, se mostra de grande eficiência para a promoção à saúde e prevenção de agravos, permitindo aos portadores dessas patologias a redução das complicações e consequentemente a melhoria da qualidade de vida. Para a realização do estudo foi necessário um embasamento teórico, para tal foram pesquisadas publicações online registradas nas bases de informações do Scielo, BVS e Lilacs, e nessas foram cruzados os seguintes descritores: "Diabetes Mellitus", "hipertensão" e "educação em saúde". Após a utilização dos critérios empregados na estratégia metodológica como de exclusão/inclusão, selecionou-se estudos publicados no período de 1993 a 2012, para compor este trabalho. Dentro desse entrecho, esse estudo demonstra, ainda, o plano de intervenção feito pela equipe para aumentar a adesão do público alvo a esses grupos.

[Nova Pesquisa]