ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
OLIVEIRA, Luciana Lopes da Silva. Implantação de um grupo muiltiprofissional para atuar junto aos portadores de Diabetes mellitus da Equipe de Saúde da Família - Capelinha, Betim - Minas Gerais. Pompéu, 33f., 2014. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CADETE, Matilde Meire Miranda

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Diabetes mellitus/Complicações; Educação

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O termo diabetes mellitus refere-se a um transtorno metabólico de diferentes etiologias caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. O diabetes mellitus vem aumentando sua importância pela sua crescente prevalência e habitualmente está associado à dislipidemia, à hipertensão arterial e à disfunção endotelial. Trata-se de um problema de saúde cujas evidências confirmam que o bom manejo deste problema ainda na Atenção Básica evita hospitalizações e mortes além de várias complicações. Nesse sentido, este estudo objetivou propor a implantação de um grupo operativo multiprofissional na UBS Capelinha com a equipe de PSF amarela, com vistas à capacitação e conscientização dos pacientes portadores de diabetes mellitus sobre o cuidar de si e dos aspectos relacionados à doença. Foi realizada uma revisão bibliográfica para compor o projeto de intervenção, na base de dados do SciELO e em Manuais do Ministério da Saúde, com os descritores: diabetes mellitus, educação e complicações. O Projeto de intervenção fundamentou-se em algumas premissas do Planejamento Estratégico Situacional e buscará, em conjunto com os membros da equipe multiprofissional de saúde, soluções efetivas que permitam intervir na vida da comunidade em direção à melhoria das suas condições de vida, com a implantação de grupos operativos educativos tendo consciência de que nenhuma ferramenta será capaz de abranger toda a problemática evidenciada. Ademais, sabe-se ser fundamental se ter o diagnóstico, marco fundamental para dar início a todo um processo de mudança.

[Nova Pesquisa]