ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


005161

Referência:
LIMA, Iara Soares. Planejando o acesso equânime de usuários aos cuidados em saúde bucal à luz do processo de trabalho do PSF. Divinópolis, 30f., 2012. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
GARIGLIO, Maria Terezinha

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Atenção Primária à Saúde; Saúde bucal; Equidade; Serviços de saúde; Planejamento estratégico; Saúde pública; Estratégia Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
Programa de Saúde da Família

Resumo:
O município de Divinópolis/MG tem hoje duas realidades na prestação de assistência à saúde bucal na rede pública: Unidade Básica de Saúde (UBS) e Programa de Saúde da Família (PSF). As divergências filosóficas e operacionais entre os dois processos de trabalho são evidentes e identifica-se nas UBS a dificuldade de organizar o processo de trabalho para que o acesso do usuário seja universal e equânime. Objetivo: Traçar um plano de intervenção para qualificar a organização da assistência odontológica prestada nas UBS do município. Metodologia: Foi utilizado para a elaboração do plano de intervenção o método de Planejamento Estratégico Situacional. Resultados: Elaborou-se um plano de intervenção para qualificar a assistência odontológica prestada nas UBS em consonância com os princípios da universalidade e equidade nos moldes do processo de trabalho já executado no PSF. Conclusão: O plano de intervenção proposto é simples, exequível, concebido para ser executado em etapas e pretende colaborar na construção de um modelo que atenda a demanda crescente da população buscando qualidade, equidade e humanização do atendimento.

[Nova Pesquisa]