ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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005114

Referência:
GUIMARÃES, Flávia Valério Nascimento. Educação em saúde: capacitação em primeiros socorros no ambiente escolar. Formiga, 32f., 2011. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CORRÊA, Edison José

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Primeiros socorros; Saúde da família; Educação em saúde; Prevenção de acidentes

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Por definição, Primeiros Socorros são procedimentos simples e provisórios destinados às vítimas de acidente ou mal súbito, podendo representar a oportunidade de sobrevida até a chegada do socorro médico especializado e evitar que se agravem os males de que a vítima está acometida. O presente trabalho tem como objetivo orientar os profissionais que lidam com crianças em escolas do ensino fundamental a prestar assistência inicial nos principais acidentes, assim como discutir as medidas preventivas cabíveis, levando o conhecimento dos primeiros socorros aos docentes e funcionários responsáveis pelos alunos. Com o intuito de socializar as noções do primeiro atendimento, o Projeto Socorro na Escola deverá ser colocado em prática pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família, transpondo os muros da unidade de saúde para capacitar os educadores a prevenir acidentes e realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento. Foram questionados, através de entrevistas individuais com os diretores na Escola Municipal Dona Maria Rosa, em Divinópolis, os acidentes mais frequentes, o tipo de conduta tomada pelos profissionais diante destes acidentes e as dificuldades encontradas nessas situações. Nessa mesma entrevista, foram levantados os temas de interesse da escola, os recursos áudiosvisuais disponíveis e ainda, a estrutura física da escola (ambiente, objetos e brinquedos) que poderia indicar um potencial de risco para acidentes envolvendo as crianças. Diante da possível aceitação e do interesse por parte da escola envolvida em receber orientações de primeiros socorros, espera-se buscar mecanismos para inserir as atividades do projeto como parte das atividades do planejamento escolar.

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