Referência:
VENEROSO, Christiane Diva Campos. Educação em saúde: promovendo o autocuidado e a melhor compreensão das redes do Sistema Único de Saúde. Belo Horizonte, 38f., 2014. (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Outro(s) Autor(es): ARAÚJO, Alisson
Colaborador(es): --- não informado ---
Descritor(es): Integralidade em saúde; Educação em saúde
Termo(s) livre(s): Integralidade; Redes de Atenção em Saúde; Condições crônicas; Grupo Operativo
Resumo: A integralidade no cuidado em saúde pode ser verificada quando se tem o usuário como sujeito ativo que se articula com seu ambiente, seu contexto familiar e a sociedade na qual se insere. Neste cenário, se evidencia a importância da compreensão do modo como o Sistema Único de Saúde brasileiro almeja funcionar, em Redes de Atenção à Saúde (RAS). Tal entendimento pode ser difundido através de ações de educação em saúde, que agem como estratégia integradora de um saber coletivo que manifeste no indivíduo sua autonomia e emancipação no autocuidado, principalmente nas condições crônicas. Com base nisso, o presente o estudo busca propor ações de educação em saúde - através de grupos educativos - como eixo norteador de um pensar crítico e reflexivo, que permita aos usuários do SUS entender o funcionamento correto das redes e tomar boas decisões de saúde para o cuidar de si, e por consequência de sua família e da coletividade.[Nova Pesquisa]
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