ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
LOPES, Fernanda Pereira. Prescrições medicamentosas compulsórias no Hiperdia: proposta para organização do cuidado de uma equipe do Triângulo Mineiro. Uberaba, 38f., 2013. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CAMARGO, Fernanda Carolina

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Prescrições de Medicamentos; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Estratégia Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
Programa Saúde da Família

Resumo:
Prescrição de medicamentos é parte integrante da assistência clínica, e o cumprimento adequado do regime terapêutico medicamentoso resulta na melhora do estado geral das pessoas acometidas por agravos em saúde. A Estratégia Saúde da Família prevê atuações efetivas que resultem no controle dos agravos Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus. Neste contexto, o presente estudo objetiva discutir a rotina de prescrição compulsória de medicamentos, isto é, renovação de receitas sem uma avaliação sistemática dos portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus na equipe saúde da família Mansour II, Uberlândia/MG. Além disso, pretende-se apresentar uma proposta de intervenção para melhor organização desta prática. Esta realidade persiste devido à resistência da população ao tratamento, como também é proveniente de uma demanda assistencial que extrapola as diretrizes preconizadas para uma equipe de saúde da família; o que acaba por impedir acesso regular dos usuários à consulta médica. O desenvolvimento da proposta de intervenção baseou-se no Planejamento Estratégico em Saúde, considerando: a caracterização do cenário de intervenção, a explicação do problema e a descrição da proposta. As intervenções foram organizadas em um Quadro Lógico, de forma que os resultados do projeto pretendem: busca ativa e classificação do risco dos portadores dos agravos, organização da rotina assistencial desse grupo populacional a fim de facilitar o acesso regular e acompanhamento pelos diferentes integrantes da equipe, organização de grupo educativo. As intervenções são consideradas de alta governabilidade para a execução da própria equipe de saúde e com potencial para alcance da qualidade na assistência

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