ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


005006

Referência:
DINIZ, Bianca Kelly dos Santos. O incentivo ao aleitamento materno no contexto da Atenção Primária à Saúde. Conselheiro Lafaiete, 31f., 2013.
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CHAPADEIRO, Cibele Alves

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Aleitamento materno; Estratégia Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
Programa Saúde da Família; Comunidade

Resumo:
A Saúde da Família é uma estratégia de reorientação da atenção à saúde no âmbito da atenção primária. A realidade do cotidiano da comunidade onde a equipe de saúde da família está inserida mostra a necessidade de uma intervenção mais engajada por parte dos profissionais de saúde. Sobretudo, porque a comunidade apresenta alto índice de analfabetismo e não raro observa-se abandono precoce do aleitamento materno, ou ele nem é iniciado. Verificou-se a necessidade de trabalhar o tema neste ciclo de vida, para aumentar o número de mães que consigam realizar essa prática. O objetivo desse trabalho foi descrever uma proposta de intervenção que incentivasse o aleitamento materno. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado o Planejamento Estratégico Situacional com o intuito de intervir no desmame precoce das nutrizes da área de abrangência. Também, procedeu-se revisão de literatura sobre o assunto para embasar o plano de ação. Foi realizado um breve histórico sobre amamentação e foram relacionados os benefícios do aleitamento materno. Foram descritos padrões de aleitamento materno e contra indicações à amamentação, assim como o desenvolvimento do aleitamento materno. Ao final, foi proposto um plano de ação para o incentivo ao aleitamento materno. Considerou-se importante que os profissionais envolvidos, estejam sempre engajados e comprometidos com o aleitamento materno para que haja continuidade das ações e os resultados sejam satisfatórios.

[Nova Pesquisa]