ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


004982

Referência:
MENDONÇA, Ângela Lorena Silveira de. Redução da gravidez na adolescência por meio de um plano de intervenção. Montes Claros, 48f., 2014.
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
MADEIRA, Anézia Moreira Faria

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Adolescente; Gravidez na adolescência; Sexualidade; Atenção Primária à Saúde; Promoção da saúde; Estratégia Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
Adolescência; Adolescentes; Atenção primária

Resumo:
A adolescência é uma importante etapa do desenvolvimento do indivíduo para a maturidade biopsicossocial. A gestação neste momento da vida envolve sérias implicações, limitando ou adiando o desenvolvimento e engajamento das adolescentes na sociedade. Ao engravidar, as adolescentes geralmente têm seus projetos de vida alterados, o que pode contribuir para o abandono escolar e a perpetuação dos ciclos de pobreza. Decisões voluntárias e conscientes relacionadas ao exercício da sexualidade e à vida reprodutiva são particularmente importantes nessa etapa da vida. Na área de abrangência da ESF Vera Cruz do município de São João da Ponte - Minas Gerais, ao realizar o diagnóstico situacional da região, a gravidez na adolescência foi elencada como um problema urgente a sofrer intervenção, visto que o percentual de gestantes adolescentes era de 40%. No município, a proporção de gestantes adolescentes era de 26,92%, no mesmo período - abril 2013. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é reduzir a incidência de gravidez em adolescentes na comunidade atendida pela ESF Vera Cruz, por meio de um plano de intervenção. Para realização do trabalho foi utilizado o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES), onde primeiramente foi feito o diagnóstico/análise situacional em saúde. O problema foi definido utilizando a Estimativa Rápida. Em seguida foi elaborado um plano de ação para intervenção e enfrentamento do problema. Este plano é aplicável, pois possui os recursos necessários para realização e superação dos nós críticos. A capacitação da equipe e a intersetorialidade serão fundamentais para implantação, continuidade e resultados do plano.

[Nova Pesquisa]