ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
ALBUQUERQUE, Alanna Michella Oliveira de. Plano de intervenção para a atuação interdisciplinar na promoção da saúde sexual reprodutiva de adolescentes de uma escola no município de Satuba - Alagoas. Maceió, 42f., 2015.
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
SANTOS, Valéria Bezerra

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Sexualidade; Educação sexual; Saúde escolar

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Satuba está situada a 15 km da capital Alagoana, Maceió, com área de 42.628 Km2 e população de 15.737 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Há uma gama de problemas sociais existentes no município gerados pelas condições de vida da população limitada financeiramente. A ESF V está localizada na zona urbana, por ela são atendidas cerca de 680 famílias, aproximadamente 2.584 pessoas. Foi constatado o baixo envolvimento dos adolescentes com as ações voltadas à saúde, os quais procuram a ESF apenas em quadros agudos de adoecimento ou para acompanhamento pré-natal de gestantes adolescentes. O objetivo deste trabalho é propor um plano de intervenção visando à promoção da saúde sexual e reprodutiva para adolescentes de uma escola de Satuba, Alagoas. É um trabalho descritivo, o método utilizado foi o Planejamento Estratégico Situacional (PES) para determinação do problema prioritário, identificação dos nós críticos e orientação das ações. Foi elaborado um plano de intervenção contendo atividades educativas abordando a sexualidade para adolescentes de 10 a 19 anos de idade, professores, coordenadores, pais e profissionais da equipe de saúde da família. O plano está estruturado em torno de quatro nós críticos: hábitos e estilos de vida; pressão social; nível de informação; processo de trabalho da equipe de saúde. A partir disso, fazem-se necessárias ações contínuas que visem a ampliar seu conceito, promover o adequado desenvolvimento do adolescente, torná-lo autônomo no cuidado à saúde e desenvolver sua consciência crítica para a tomada de escolhas e realização de projetos de vida.

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