ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
SANTOS, Camila dos[et al.]. Cursos de educação permanente para profissionais do Centro de especialidades odontológicas. Recife, 2015.
   
   


Outro(s) Autor(es):
CARRARD, Vinicius; FRICHEMBRUDER, Karla; HUGO, Fernando

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Educação a distância; Educação continuada; Saúde bucal

Termo(s) livre(s):
Educação permanente; Centros de Especialidades Odontológicas

Resumo:
Os Cursos de Educação Permanente do Centro de Especialidades Odontológicas foram elaborados devido às necessidade de ações de educação voltadas à atenção especializada e em gestão de serviços de saúde bucal. Considerando que a apren-dizagem a partir da inserção no cotidiano dos serviços de saúde é parte fundamental do processo de educação permanente em saúde, a ideia dos cursos foi utilizar de metodolo-gias problematizadoras no sentido de permitir ao trabalhador do Centro de Especialidades Odontológicas uma análise profunda da realidade, fundamentada em referenciais teóricos sólidos. As propostas dos cursos foram de reconhecer o estudante como sujeito, capaz de atuação ética, reflexiva e com habilidade de transformar a própria situação de saúde ao atuar no Sistema Único de Saúde. Foram oferecidos seis cursos: Curso de Educação Permanente da Especialidade de Estomatologia, Curso de Educação Permanente da Especialidade de Endodontia, Curso de Educação Permanente da Especialidade de Perio-dontia, Curso de Educação Permanente da Especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Curso de Educação Permanente da Especialidade de Pacientes com Necessidades Especiais e Curso de Educação Permanente de Gestão do Centro de Espe-cialidades Odontológicas.O público alvo foram 400 profissionais de saúde na ênfase de gestão e 1000 cirurgiõesdentistas para os cursos com ênfase em atenção especializada em saúde bucal, preferencialmente com vínculo a serviços da rede pública de saúde, priori-tariamente aos Centros de Especialidades Odontológicas. Os cursos foram oferecidos na modalidade a distância, com carga-horária de 60 horas, os quais ficaram disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o segundo semestre do ano de 2015. Os cursos foram compostos por três unidades de aprendizagem às quais foram vinculadas objetos de aprendizagem. Foram produzidos recursos educacionais em distintos formatos, incluindo textos, vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, fóruns, exercícios, entre outros. A média de idade dos participantes dos cursos foi de 38,41 anos (+- 9,53). O Estado com maior número de partic-ipantes foi Minas Gerais (21%). A maioria dos participantes foi composta por indivíduos do sexo feminino (67,6%), com curso superior de odontologia (95,71%) e 74,30 % dos participantes tinham pós-graduação concluída. O desenvolvimento de cursos de educação a distância são importantes para promoção de mudanças nos processos de trabalho do profissional de saúde, incluindo o desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes no seu espaço de trabalho.

[Nova Pesquisa]