Referência:
GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de[ et.al.]. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. Recife: Ed.Universitária da UFPE, 345p., 2014.
Outro(s) Autor(es): SIEBRA, Sandra de Albuquerque; BORBA, Vildeane da Rocha; JÚNIOR, Júlio Venâncio de Menezes; OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira; NASCIMENTO, Edinalva Neves; OLIVEIRA, Vinícius de Araújo
Colaborador(es): --- não informado ---
Descritor(es): Educação; Tecnologia educacional; Educação continuada; Pessoal da saúde; Educação à distância
Termo(s) livre(s): Inovações educacionais; Educação permanente; Profissional da saúde
Resumo: Trata-se de relato da trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autores apresentam o momento inicial de pactuação entre cada instituição originária e o Ministério da Saúde, com o alinhamento a padrões que estavam sendo construídos no dia a dia: o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que tem as seguintes características: federativo, acesso aberto, garantia de qualidade e baseado em padrões; a Plataforma Arouca, que possibilita o encontro das trajetórias profissionais em desenvolvimento permanente dos trabalhadores do SUS, com os gestores locais, regionais, estaduais e nacionais e com as instituições ofertantes de atividades educacionais do Sistema UNA-SUS. No cenário final, apontam que o quebra-cabeça tem assumido a forma de um mapa dinâmico com seus desdobramentos organizacionais com a Federação UNA-SUS e com suas perspectivas futuras como confianças.[Nova Pesquisa]
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