ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


004769

Referência:
GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de[ et.al.]. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. Recife: Ed.Universitária da UFPE, 345p., 2014.
   
   


Outro(s) Autor(es):
SIEBRA, Sandra de Albuquerque; BORBA, Vildeane da Rocha; JÚNIOR, Júlio Venâncio de Menezes; OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira; NASCIMENTO, Edinalva Neves; OLIVEIRA, Vinícius de Araújo

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Educação; Tecnologia educacional; Educação continuada; Pessoal da saúde; Educação à distância

Termo(s) livre(s):
Inovações educacionais; Educação permanente; Profissional da saúde

Resumo:
Trata-se de relato da trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autores apresentam o momento inicial de pactuação entre cada instituição originária e o Ministério da Saúde, com o alinhamento a padrões que estavam sendo construídos no dia a dia: o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que tem as seguintes características: federativo, acesso aberto, garantia de qualidade e baseado em padrões; a Plataforma Arouca, que possibilita o encontro das trajetórias profissionais em desenvolvimento permanente dos trabalhadores do SUS, com os gestores locais, regionais, estaduais e nacionais e com as instituições ofertantes de atividades educacionais do Sistema UNA-SUS. No cenário final, apontam que o quebra-cabeça tem assumido a forma de um mapa dinâmico com seus desdobramentos organizacionais com a Federação UNA-SUS e com suas perspectivas futuras como confianças.

[Nova Pesquisa]