ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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004725

Referência:
GUILARTE, Keiler Legrá. Intervenção educativa e grupal em pacientes diabéticos que usam isulina: Plano de ação para uma equipe de saúde da família do município de Betim/mg. Lagoa Santa, 44f., 2015.
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
CABRAL, André Luiz dos Santos

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Diabetes Mellitus; Autocuidado; Atenção primária à saúde; Educação em saúde

Termo(s) livre(s):
Atenção primária

Resumo:
Realizou-se um estudo para implementar um plano de intervenção educativo para pacientes diabéticos que usam insulina na UBS Guanabara, Betim/MG. A educação em diabetes é elemento essencial de qualquer ação com visão a atenção do paciente, pois capacita ao mesmo para seu autocuidado. O objetivo deste trabalho é elaborar um plano de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos que usam insulina na equipe Kennedy, UBS Guanabara, Betim/MG. O presente trabalho foi realizado através de uma revisão narrativa sobre intervenção educativa em pacientes diabéticos que usam insulina. Para a busca na literatura foram utilizados os uni termos: "Diabetes Mellitus", "Fatores de risco da Diabetes Mellitus", "Programa Saúde da Família" e "Educação no paciente diabético". Foram avaliadas as publicações dos últimos 12 anos, em português, disponíveis no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na base de dados do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), e na biblioteca virtual da plataforma do programa AGORA do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON). Após a revisão, elaborou-se um questionário de conhecimentos antes e depois da intervenção educativa e mediante a observação direta avaliada se a destreza nos dois momentos.

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