ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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004705

Referência:
OLIVEIRA, Taiane Aparecida de. Formação de jovens multiplicadores voltada para assuntos relacionados à sexualidade numa escola do município de Contagem: projeto de intervenção. Belo Horizonte, 44f., 2015.
   
   
(Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família) .

Outro(s) Autor(es):
CADETE, Matilde Meire Miranda

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Adolescente; Sexualidade; Doenças sexualmente transmissíveis; Gravidez na adolescência; Educação em saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O Programa Saúde na Escola (PSE) começou a ser implantado no município de Contagem-MG no ano de 2009. O Distrito Sanitário de Vargem das Flores foi comtemplado pelo programa desde o início e atualmente encontram-se vinculadas sete escolas municipais e um centro municipal de educação infantil. A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira foi a escolhida para elaboração do diagnóstico situacional proposto pela disciplina Planejamento e Avaliação das ações de saúde, e por meio dele, percebeu-se que o problema prioritário identificado nesta escola foi o início da vida sexual de jovens escolares sem orientação e, portanto, sem conhecimentos dos riscos a que estão expostos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi propor um plano de intervenção com o intuito de formar um grupo de jovens multiplicadores na área da saúde sexual e reprodutiva por meio do debate de assuntos específicos para construção de seu conhecimento. O caminho metodológico para elaboração deste trabalho apresentou duas etapas: realização e análise dos dados do diagnóstico situacional e revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com vistas à identificação de material já publicado sobre o tema deste estudo. Espera-se que as dinâmicas propostas no Plano de intervenção possibilitem resultados positivos e que os adolescentes se sintam protagonistas e vivam a própria sexualidade com conhecimento, afetividade e consciência crítica.

[Nova Pesquisa]