ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


004426

Referência:
MORAES, Mariana Aredes. Conscientização sobre o tabagismo: a implantação de um grupo anti-tabagismo na unidade de Pingo D'água. Governador Valadares, 35f., 2013. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
SENA, Bruno Leonardo de Castro

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Tabaco; Nicotina; Poluição por Fumaça de Tabaco; Hábito de Fumar; Abandono do Uso de Tabaco; Abandono do Hábito de Fumar; Transtorno por Uso de Tabaco; Programa Nacional de Controle do Tabagismo; Campanhas para o Controle do Tabagismo; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

Termo(s) livre(s):
Programa Saúde da Família

Resumo:
O uso do tabaco é um grave problema de saúde pública e deve ser combatido severamente, tendo em vista o os riscos e as conseq¨ências deste hábito, como o desenvolvimento de doen-ças cardiovasculares, cerebrovasculares e câncer. Segundo o INCA, todos os anos 4,9 milhões de pessoas morrem no mundo por conta do cigarro, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos). A partir do conhecimento desses prejuízos à saúde da população, a Atenção Básica deve buscar maneiras acessíveis, que venham contribuir com a diminuição dos agravos relacionados ao uso do tabaco. Este trabalho é uma revisão bibliográfica desenvolvida com base em materiais publicados em língua Portuguesa, sendo estes, artigos científicos e publicações de agências governamentais como Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde, com o intuito de discutir os riscos do hábito de fumar e os benefícios de seu abandono, tendo como objetivo conscientizar a população adscri-ta sobre os malefícios causados pelo tabaco e implantar um grupo anti-tabagismo no município de Pingo D'Água, visando diminuir o número de tabagistas desse município. Foi utilizado o "Plano Estratégico Situacional" (PES), desenvolvido pelo Prof. Carlos Matus e estudado no módulo sobre "Planejamento e Avaliação das Ações em Saúde" do CEABSF.

[Nova Pesquisa]