ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
OLIVEIRA, Patrick Fontes de. A conscientização da população sobre hipertensão arterial sistêmica como estratégia em saúde. Governador Valadares, 38f., 2014. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
BARCELOS, Eulita Maria

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Hipertensão; Autocuidado

Termo(s) livre(s):
Ação Educativa

Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença que constitui fator de risco para doenças cardiovasculares, renais entre outras complicações. É uma doença que requer atenção das equipes de saúde bem como do autocuidado e da responsabilização do usuário diante do quadro. O presente trabalho de conclusão de curso aborda a hipertensão arterial sistêmica, bem como suas consequências e visa desenvolver um plano de ação para a problemática encontrada na Estratégia de Saúde do bairro Santos Dumont em Governador Valadares - MG. O objetivo do trabalho foi elaborar um plano de intervenção que instrumentalize os usuários para o autocuidado utilizando a educação em saúde para ampliar os conhecimentos sobre hipertensão. O método utilizado foi o Planejamento Estratégico Situacional (PES) foram construídos 03 momentos, iniciou-se com o diagnóstico situacional de saúde, através dele foram levantados dados através de fichas dos usuários e o problema priorizado foi o alto número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde. De acordo com o problema priorizado na unidade foi necessário uma revisão de literatura narrativa para subsidiar o referencial teórico sobre o tema proposto e posteriormente elaborou-se o plano de intervenção seguindo os 10 passos preconizados no Planejamento Estratégico Situacional. Conclui-se que a não adesão do usuário hipertenso ao tratamento, ainda constitui um grande desafio para os profissionais que o acompanham. Deve-se pensar em encorajá-lo ao autocuidado pensando numa educação em saúde.

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