ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
SANTOS, Lailla Marilia. Relato do ambiente de trabalho da Equipe de Saúde da Família Irmã Inez Carta, comunidade Nossa Senhora Aparecida, município de Papagaios, Minas Gerais. Bom Despacho, 26f., 2013. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
MONTEIRO, Marlene A. Magalhães

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Acolhimento

Termo(s) livre(s):
Demanda Espontânea; Equipe de Saúde da Família; Trabalho em equipe

Resumo:
INTRODUÇÃO: A comunidade Nossa Senhora Aparecida fica situada no município de Papagaios e é nessa localidade que se encontra a ESF Irmã Inez Carta, cenário de discussão do presente estudo. Um dos principais problemas vivenciados pela Equipe é a grande e diversificada demanda por atendimentos apresentada pela população. JUSTIFICATIVA: Tal investigação é relevante, pois a ESF tem dificuldade em elaborar sua agenda de trabalho de forma a disponibilizar as modalidades de atendimento que lhes são delegadas. OBJETIVO: Relatar como esta estruturado o trabalho na ESF e identificar quais são os aspectos relacionados à dificuldade da equipe em atender as demandas apresentadas pela população. METODOLOGIA: Revisão de literatura na qual as informações foram obtidas a partir de artigos científicos selecionados por busca no banco de dados do MEDLINE, LILACS e SCIELO após consulta às terminologias em saúde utilizadas como descritores na Biblioteca Virtual em saúde da Bireme (DECS). Dezesseis artigos que foram publicados nos últimos dez anos e fazem uma abordagem acerca do tema de interesse foram lidos na integra. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O atendimento da equipe é orientado pela lógica do acolhimento à demanda aguda e o trabalho se torna fragmentado. A organização das tarefas não é orientada para uma articulação entre as demandas espontânea e programada, podendo-se inferir que por meio de uma reestruturação da forma como é realizado o atendimento é que as equipes poderão trabalhar organizando o atendimento e oferecendo resolutividade as demandas dos usuários.

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