ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


003830

Referência:
LARA, Aline Cristina Franco. Síndrome de burnout em profissionais da Estratégia Saúde da Família. Lagoa Santa, 25f., 2013. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
SILVA, Thais Lacerda e

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Esgotamento Profissional

Termo(s) livre(s):
Síndrome de Burnout; Síndrome do Esgotamento Profissional; Estratégia Saúde da Família; Processo de Trabalho; Equipe Saúde da Família

Resumo:
O estresse laboral crônico caracteriza a Síndrome de Burnout também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Foi descrita pela primeira vez em 1974, como um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está diretamente relacionada a vida profissional. Os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) vivenciam em seu cotidiano de trabalho diferentes e complexas demandas físicas e psíquicas, pois, nessa modalidade de atenção, oferecida o mais próximo possível de onde as pessoas vivem, as equipes de saúde estão em contato diário com a realidade da comunidade, que é carente em múltiplos aspectos. Estas questões expõem os trabalhadores da saúde a diversas situações e sobrecarga física e psicossocial. Além disso, a proximidade e vínculo que constroem com a comunidade, sendo referência de atenção à saúde da população, repercute em inúmeras e diversificadas atribuições, o que muitas vezes contribui para o adoecimento dos próprios trabalhadores da saúde, decorrentes de elevadas exigências cognitivas, sobrecarga de trabalho, entre outros fatores diversos. Assim, este trabalho objetiva propor um Plano de Intervenção para a melhoria das condições de trabalho das equipes de Saúde da Família, com ênfase para as ações de prevenção da Síndrome de Burnout crescentemente registrada na literatura técnico- científica contemporânea.

[Nova Pesquisa]