ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


003423

Referência:
COSTA, Ana Cristina Marques Mitsunaga. Associação entre diabetes, hipertensão e doença periodontal: revisão bibliográfica. Uberaba, 24f., 2012. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
RIBEIRO, Marco Túlio de Freitas

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Assistência Odontológica; Diabetes Mellitus; Doenças Periodontais; Perda da Inserção Periodontal; Doença Crônica; Hipertensão

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O propósito deste estudo é fazer uma revisão de literatura sobre a inter-relação da doença periodontal (DP) com o diabetes e a hipertensão arterial (HA). Uma revisão bibliográfica narrativa foi realizada através da pesquisa bibliográfica em bases de dados da bireme. Foram selecionados artigos no idioma português, publicados nos últimos 10 anos. A correlação entre os microrganismos bucais e as doenças periodontais já foi comprovada. Estudos têm sido realizados com o intuito de verificar a influência destes microorganismos sobre a saúde geral do paciente e também sobre determinadas doenças que o acometem como a hipertensão arterial e o diabetes mellitus (DM.), visto que são doenças com elevada prevalência e morbimortalidade. Estudos recentes relataram que o diabetes e a doença periodontal apresentam uma associação bidirecional na qual o diabete favorece o desenvolvimento da doença periodontal e esta quando não tratada dificulta o controle metabólico do diabete. As doenças cardiovasculares possuem uma etiologia complexa e resultam de fatores de risco como HA, tabagismo e diabetes. A DP está associada aos mesmos fatores de risco. Os resultados do estudo mostraram a influência da periodontite nas doenças sistêmicas e como as alterações sistêmicas podem modificar o progresso e a severidade da doença periodontal. A partir das evidências observadas na literatura, conclui-se que a DP, constitui fator de risco para doenças como HA e DM, justificando na abordagem de risco comum a estas doenças a adoção de medidas de prevenção e promoção de saúde direcionadas a manutenção de uma boa saúde bucal.

[Nova Pesquisa]