ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


002618

Referência:
SCHRAIBER, Lilia Blima[et al]. Necessidades de saúde e masculinidades: atenção primária no cuidado aos homens. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 26, n. 5, p.961-970, maio 2010.
   
   


Outro(s) Autor(es):
FIGUEIREDO, Wagner dos Santos; GOMES, Romeu; COUTO, Márcia Thereza; PINHEIRO, Thiago Félix; MACHIN, Rosana; SILVA, Geórgia Sibele Nogueira da; VALENÇA, Otávio

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde do homem; Gênero e saúde; Atenção primária à saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Estudam-se relações entre masculinidades e cuidado em saúde, abordando o reconhecimento de ncessidades por homens usuários de atenção primária e respostas dos serviços. É parte de pesquisa realizada em quatro estados brasileiros, com oito serviços amostrados por conveniência. Triangulo-se observação etnográfica com entrevistas semi-estruturadas com 182 usuários de 15 a 65 anos e com 72 profissionais. A análise temática dos registros etnográficos e das entrevistas foi baseada nos referenciais de gênero e em estudos do trabalho em saúde. Os resultados apontam como a medicalização das necessidades de saúde marca usuários, profissionais e serviços, ocultando questões vinculadas à masculinidade. Permitem caracterizar a atenção primária como voltada para as mulheres, reproduzindo no funcionamento dos serviços e nos desempenhos profissionais as desigualdades de gênero, em que para as mulheres há a disciplina do cuidado e para os homens, impropriedades para assistir e cuidar.

[Nova Pesquisa]