ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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Referência:
SANCHES, Helda Araújo. Processo educativo na Estratégia Saúde da Família: um desafio para a equipe. Conselheiro Lafaiete, 25f., 2010. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
SILVA, Kênia Lara

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Educação em saúde; Programa Saúde da Família; Equipe de assistência ao paciente

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este estudo apresenta uma reflexão sobre o processo educativo na estratégia de reorganização do modelo assistencial, o Programa Saúde da Família. O processo educativo na saúde é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, e tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida da população. Propõe-se identificar as estratégias de educação em saúde que podem ser desenvolvidas pela Equipe de Saúde da Família. O instrumento utilizado foi uma revisão narrativa da bibliografia. Os resultados indicaram a possibilidade de diferentes estratégias para se trabalhar a educação em saúde. O sucesso da educação em saúde, em busca de melhores resultados, é o agrupamento das ações com uma equipe multiprofissional, como foi demonstrado em alguns estudos. Conclui-se que a capacitação baseada no conhecimento, favorece o desenvolvimento de ações educativas e discussões que promovam reflexão crítica dos grupos, apoio, espaço para o crescimento pessoal, oportunidade para melhorar a auto-estima e mudanças comportamentais.

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