ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


002138

Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Mercado de trabalho em saúde: dimensões setoriais, jurídico-institucionais e ocupacionais. Um estudo a partir da RAIS/MTE: relatório de primeiro estudo. Belo Horizonte, 791.p, 2002. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - PROFAE (Estação SAMETS - Sudeste).
   
   


Outro(s) Autor(es):
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúide Coletiva; Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde - EPSM

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Mercado de trabalho; Recursos humanos em saúde; Ocupações em saúde; Relatório de pesquisa

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este estudo analisa a evolução e a estrutura dos mercados de trabalho em saúde no Brasil no período 1995 - 2000, tomando por referência as informações da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego. Procurou-se enfatizar especialmente as ocupações da área enfermagem. Os dados da RAIS reportam o comportamento do segmento formal da economia e dentro desta os vínculos de emprego assalariados regulamentados. Isto significa que a análise se limita ao mercado de trabalho formal. As atividades econômicas informais e a ocupação informal no setor saúde, e o crescimento da informalização/flexibilização das relações laborais no interior dos mercados formais escapam aos registros da RAIS, estando fora do foco de análise deste estudo.

[Nova Pesquisa]