ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


002133

Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Estudo sobre acesso a medicamentos essenciais: mesorregiões do Norte e Jequitinhonha do estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 260p., 2001.
   
   


Outro(s) Autor(es):
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva; Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde - EPSM; MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde; Management Sciences for Health

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Acesso aos serviços de saúde; Medicamentos essenciais; Preparações farmacêuticas

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este estudo, realizado em parceria com a Management Sciences for Health (MSH), teve como objetivo avaliar o acesso a medicamentos essenciais pela população, em duas regiões carentes do estado de Minas Gerais, no sentido de subsidiar a identificação de políticas e estratégias governamentais de melhoria da qualidade e universalização da cobertura da assistência farmacêutica básica no país. O trabalho de campo envolveu coleta de dados em diferentes estabelecimentos de saúde do setor público e privado (secretarias municipais de saúde, clínicas, hospitais, farmácias) de 19 municípios localizados nas mesorregiões do norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha. As mesorregiões selecionadas abrigam aproximadamente 12 da população mineira e foram escolhidas para o desenvolvimento do estudo em função de suas precárias condições sócio-econômicas. Os dados foram coletados por meio de diversos instrumentos de pesquisa, como questionários, formulários e entrevistas. O estudo foi realizado entre abril e julho de 2001.

[Nova Pesquisa]