ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


002124

Referência:
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Atribuições do pessoal de nível médio que atua na área de vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador no estado do Paraná: relatório de pesquisa. Belo Horizonte, 161p., 2007.
   
   


Outro(s) Autor(es):
Estação de Pesquisa em Sinais de Mercado em Saúde - EPSM

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Pessoal de saúde; Papel profissional; Vigilância epidemiológica; Vigilância sanitária; Vigilãncia sanitária de ambientes; Vigilância em saúde do trabalhador; Relatório de pesquisa

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este estudo teve como objetivo conhecer as atribuições dos técnicos que atuam nas áreas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e da saúde do trabalhador, com vistas a subsidiar a formação profissional desses trabalhadores. Trata-se de um estudo piloto, realizado no estado do Paraná, que serviu de base para a realização de um estudo de abrangência nacional, tendo como propósito a ampliação dos conhecimentos sobre as diversas situações encontradas no país com respeito aos processos de trabalho desse campo de atuação profissional. A estratégia metodológica incluiu a coleta de dados por meio de Entrevistas Telefônicas Assistidas por Computador (ETAC), aplicadas a uma amostra de 277 municípios do estado do Paraná, sendo entrevistados os trabalhadores de nível elementar e médio e os coordenadores das vigilâncias de municípios, estratificada por macro-regiões e porte populacional. Aliado a isso, foram realizados dois grupos focais envolvendo os participantes da pesquisa. Este estudo foi realizado entre junho e novembro de 2006.

[Nova Pesquisa]