ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001845

Referência:
MORENO, Marília Lopes. O papel do enfermeiro na abordagem do câncer de mama na Estratégia de Saúde da Família. Uberaba, 52f., 2010. Monografia (Especialização em Atenção Básica em saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
SALES, Cibele Alves Chapadeiro Castro

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Neoplasias da mama; Diagnóstico precoce; Terapêutica; Humanização da assistência; Educação em saúde; Equipe de assistência ao paciente; Saúde da mulher

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Entre as morbidades mais prevalentes, que devem ser prioridade em termos de prevenção e tratamento na Estratégia de Saúde da Família, está o câncer de mama. E parecer não existir conhecimento suficiente, assim como um processo de trabalho organizado para o enfrentamento desta doença por parte das equipes de saúde da família. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em levantar o conhecimento necessário para subsidiar a prática de uma equipe de saúde da família, verificar a importância da prevenção primária e secundária, as possibilidades de detecção precoce do câncer de mama que acomete grande proporção das mulheres brasileiras, e principalmente verificar o papel do profissional de enfermagem com as pacientes. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Lilacs, Biblioteca da Universidade de São Paulo e nos documentos do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde, no período de 1994 a 2009, utilizando os seguintes descritores: câncer de mama, prevenção, detecção precoce, diagnóstico, tratamento, e Estratégia de Saúde da Mulher. O levantamento permitiu verificar que o câncer de mama é uma doença causada por múltiplos fatores, e por isso, a conduta mais eficaz é o diagnóstico precoce. Verificou-se que as mulheres com câncer de mama são muitas vezes estigmatizadas, resultando em sentimentos negativos e revolta desde o momento da suspeita da doença, passando pelo diagnóstico e tratamento, até a recuperação total da mesma. O câncer de mama é uma das principais causas de morte de pacientes do sexo feminino. É uma doença cujo acompanhamento é essencial por uma equipe multiprofissional, já que as consequências são tanto físicas como psicológicas. O enfermeiro é imprescindível para coordenar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de mulheres com câncer de mama. Uma estratégia de prevenção importante é a educação em saúde, que consiste em informar a população sobre o problema e discutir as formas de lidar com o mesmo. O enfermeiro poderá orientar e participar da educação em saúde na unidade de saúde ou em visitas domiciliares. O diagnóstico compreende várias ações, como o rastreamento mamográfico, o auto-exame das mamas e o exame clínico realizado por profissionais treinados, sendo que o enfermeiro pode ser um deles. Ele poderá utilizar a consulta de enfermagem para colaborar no diagnóstico e acompanhamento de tratamento, contribuindo para uma boa qualidade de vida da mulher. Ressalta-se a importância da humanização em todo o acompanhamento das pacientes. As pacientes com câncer de mama realizam acompanhamento tanto na unidade de saúde como na atenção secundária e terciária, sendo imprescindível a referência e contra-referência, para um bom cuidado das mesmas.

[Nova Pesquisa]