ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001801

Referência:
PELLOSO, Sandra Marisa; CARVALHO, Maria Dalva de Barros; HIGARASH, Ieda Hamuri. Conhecimento das mulheres sobre o câncer cérvico-uterino. Acta Scientiarum. Maringá, v. 26, n. 2, p. 319-324, 2004.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Neoplasias do colo do útero/diagnóstico; Neoplasias do colo do útero/etnologia; Neoplasias do colo do útero/enfermagem; Neoplasias do colo do útero/fisiopatologia; Saúde da mulher

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento que as mulheres têm sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino, sua importância e os sentimentos delas em relação ao exame, em uma tentativa de melhor compreender a prática da prevenção. Trata-se de estudo descritivo exploratório. As mulheres demonstraram que, em relação ao exame, o medo e a vergonha são os maiores sentimentos. Em relação à importância do exame, a maioria relatou ser a prevenção e a descoberta precoce da doença o fator mais importante. Sobre o conhecimento da doença, relataram ter ouvido falar, visto na TV, mas o medo da doença e até do nome câncer é maior que a necessidade de realizar o exame.O que impede a realização do exame é o medo do resultado e a falta de tempo. Os dados permitiram concluir que é necessário aumentar a cobertura dos exames; orientar as mulheres através de campanhas e, ainda, desmistificar a técnica e os resultados dos mesmos.

[Nova Pesquisa]