ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001641

Referência:
DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. CADERNOS CEDES. Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Ensino

Termo(s) livre(s):
Vigotski; Construtivismo

Resumo:
O artigo postula a necessidade de uma concepcao afirmativa sobre o ato de ensinar e analisar criticamente algumas concepcoes consideradas negativas em relacao ao ensino como transmissao de conhecimento. Nesse sentido, defende que a Escola Nova e o Construtivismo estabelecem uma dicotomia entre a transmissao de conhecimentos pelo professor e a conquista da autonomia intelectual pelo aluno, secundarizando, assim, o ensino e descaracterizando o papel do professor. O artigo analisa, ainda, alguns postulados defendidos por Vigotski e seguidores, que iriam numa direcao oposta a das ideias defendidas pela Escola Nova e pelo Construtivismo.

[Nova Pesquisa]