ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001480

Referência:
RAMOS, Luiz Roberto. Perfil do idoso em área metropolitana na região sudeste do Brasil: resultados de inquéritos domiciliares. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo, v. 27, n. 2, p.87-94, 1993.
   
   
(Saúde do idoso - Texto complementar).

Outro(s) Autor(es):
ROS, Tereza Etsuko da C.; OLIVEIRA, Zélia, M.; MEDINA, Maria Célia G.; SANTOS, Francisco R. G.

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saude do idoso; Necessidades e demandas de serviço de saúde; Fatores socioeconômicos; Amostragem estratificada; Questionários; População urbana; Saúde mental; Doença crônica; Idoso fragilizado

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Trata-se de estudo multicentrico visando levantar as necessidades de saude da populacao de idosos residentes em zona urbana, conduzido em 6 paises na America Latina e coordenado pela Organizacao Panamericana da Saude. No Brasil, 1.602 idosos (60 anos e +) residentes no distrito de Sao Paulo, participaram de inquerito domiciliar com questionario de avaliacao funcional multidimensional - amostra populacional aleatoria, em multiplos estagios, estratificada por socioeconomico. Os resultados mostraram uma populacao bastante carente (70 percentual tinha uma renda per capita de menos de 100 dolares por mes), vivendo predominantemente em domicilios multigeracionais (59 percentual viviam com os filhos e/ou com netos), com alta prevalencia de doencas cronicas (somente 14 percentual referiu nao ter nenhema doenca) e disturbios psiquiatricos (27 foram considerados casos psiquiatricos), e com uma elevada proporcao de pessoas com perda de autonomia (47 percentual precisavam de ajuda para realizar pelo menos uma das atividades da vida diaria). Os resultados sao analisados tendo em vista as demandas futuras por servicos de saude especializados e suporte social por parte da crescente populacao de idosos no Brasil.

[Nova Pesquisa]