ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001471

Referência:
CUNHA, Ulisses gabriel de Vasconcelos et al. Uso de digital em idosos admitidos em unidade de geriatria em um hospital geral. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. , v. 71, n. 5, p.395-398, 1998.
   
   
(Saúde do idoso - Texto complementar).

Outro(s) Autor(es):
BARBOSA, Maria Tonidandel; PARADELA, Emylucy Martins Paiva; CARVALHO, Flávio Gomes

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Digoxina; Cardiotônicos; Baixo débito cardíaco; Prescrição de medicamentos; Envelhecimento; Idosos de 80 anos ou mais; Hospitais

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Objetivo - Detectar a frequencia da prescricao do digital, assim como as suas indicacoes, em idosos admitidos em unidade de geriatria de um hospital geral. Metodos - Foram investigados, consecutivamente, 130 pacientes nao selecionados, de ambos os sexos (100 mulheres e 30 homens), com idade maior ou igual a 65 (media 80-9) anos. Os pacientes foram avaliados atraves de exame clinico completo, rotina basica de sangue, radiografia simples de torax, eletrocardiograma e ecocardiograma doppler. Baseados na avaliacao clinica e exames complementares, o uso do digital foi considerado adequado, questionavel ou inadequado. Resultados - Estavam em uso de digital (27,6 percentual) dos pacientes. A indicacao foi considerada adequada em (36,1 percentual), questionavel em (11,1 percentual) e inadequada em (52,7 percentual). Conclusao - Uma alta prevalencia de prescricao do digital foi detectada nos idosos admitidos, sendo que a maior parte a adotava por razoes consideradas inadequadas ou questionaveis. Devido ao risco aumentado de intoxicacao digitalica nessa faixa etaria, a droga deveria ser prescrita sob indicacoes mais criteriosas.

[Nova Pesquisa]