ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001463

Referência:
OLIVEIRA, Valdir de Castro. Comunicação, informação e ação social. Organização do cuidado a partir de problemas: uma alternativa metodológica para a atuação da Equipe de Saúde da Família. Brasília: OPAS, p.65-74, 2000. In: Brasil. Ministério da Saúde.
   
   
(Modelo Assistêncial e Atenção Básica à Saúde - Texto - Atividade 6).

Outro(s) Autor(es):
SANTANA, José Paranaguá de ; (org.)Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Faculdade de Medicina; Organização Pan-Americana de Saúde

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde da Família; Sistema Único de Saúde; Programa Saúde da Família; Comunicação em saúde; Metodologia

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O desenvolvimento desta metodologia de capacitacao em gerenciamento do cuidado, destinada a equipe basica do Programa de Saude da Familia (PSF), resultou de uma iniciativa de cooperacao tectica entre o Ministerio da Saude e a Organizacao Pan-Americana da Saude - Projeto BRA/06: Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS. O trabalho foi elaborado por equipe tecnica composta por essas duas instituicoes, em parceria com o Polo de Capacitacao em Saude da Familia da Universidade Federal de Minas Gerais, por intermedio do Nucleio de Pesquisa em Saude da Familia da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem. A execucao da metodologia deu-se em dois momentos: desenvolvimento da proposta de capacitacao, que originou um guia curricular; e, a segir, sua aplicacao em dois municipios, visando a preparacao da primeira equipe de instrutores encarregada de disseminacao da metodologia. O caminho percorrido foi longo, toda equipe envolvida em sua elaboracao participou intensamente das discussoes e buscou contruir uma proposta inovadora e condizente com a realidade. O objetivo a ser alcancado com a publicacao dessa metodologia e contribuir para o fortalecimento da atuacao das equipes de saude da familia (ESF), como parte da estrategia de reorganizacao da atencao basica no contexto do novo modelo assistencial do Sistema Unico de Saude (SUS).

[Nova Pesquisa]