ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001402

Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasilia: Ministério da Saúde, 51p, abr 2004.
   
   (Série C. Projetos, Programas e Relatórios)


Outro(s) Autor(es):
Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde bucal; Levantamentos de saúde bucal; Diagnóstico bucal; Cárie dentária; Doenças da gengiva; Anormalidades maxilofaciais; Fluorose dentária; Vigilância epidemiológica

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Em 1986 o Ministerio da Saude (MS) executou o primeiro levantamento epidemiologico de ambito nacional na area de saude bucal, que foi realizado na zona urbana de 16 capitais, representativo das cinco regioes brasileiras. A pesquisa foi realizada em criancas, adolescentes, adultos e idosos obtendo dados relativos a carie dentaria, doenca periodontal e acesso a servicos (Brasil, 1988). Decorridos dez anos, em 1996, foi realizado o segundo levantamento epidemiologico nas 27 capitais brasileiras, na populacao de 6 a 12 anos e gerando dados relativos a carie dentaria (Brasil, 1996). No ano 2000, o Ministerio da Saude iniciou a discussao sobre a realizacao de um amplo projeto de levantamento epidemiologico que avaliasse os principais agravos em diferentes grupos etarios e que incluisse tanto populacao urbana como rural.

[Nova Pesquisa]