ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001366

Referência:
VASCONCELOS, Mara; GRILLO, Maria José Cabral; SOARES, Sônia Maria. Práticas Pedagógicas em Atenção Básica à Saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 73p., 2009.
   
   


Outro(s) Autor(es):
--- não informado ---

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Medicina social; Saúde pública; Educação em saúde; Saúde da família

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Neste módulo, disciplina obrigatória do curso, você terá a oportunidade de refletir e conhecer um pouco mais sobre dois temas que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde: as práticas pedagógicas em saúde e as tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Procuramos apresentar os principais conceitos pertinentes a cada um deles a partir de situações que certamente você já vivenciou no seu dia-a-dia de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É evidente que educação e saúde interagem nos espaços de produção de ações voltadas para a qualidade de vida da população. Contudo, o aprendizado sobre essa interação e a compreensão das consequências geradas por uma ou outra concepção pedagógica utilizada, predominantemente e ao longo do tempo, não tem o enfoque desejável na maior parte dos processos de formação dos profissionais de saúde. Assim, em sua prática, o profissional pode efetuar abordagem mais diretiva ou mais dialógica, frente às situações cotidianas que vivência, de modo inconsciente, assistemático e, na maioria das vezes, pouco gratificante.

[Nova Pesquisa]