ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001347

Referência:
MARIN, Maria Jose Sanches. Caracterização do uso de medicamentos entre idosos de uma unidade do Programa Saúde da Família. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro, v. 24, n. 7, p.1545-1555, jul. 2008.
   
   


Outro(s) Autor(es):
CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira; PEREZ, Alexandre Eduardo W. Ugoline Ferazzoli; SANTELLA, Fernando; SILVA, Camila Batista Andrade; GONCALVES FILHO, Jose Roberto; ROCETI, Lidiane Cola

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Uso de medicamentos; Idoso; Programa Saúde da Família

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O uso de multiplos medicamentos e uma condicao frequente entre os idosos, que, apesar de necessaria, na maioria das vezes, predispoe a riscos em relacao aos efeitos adversos e a interacao medicamentosa. No presente estudo foi proposto verificar as caracteristicas do uso de medicamentos, entre os idosos, considerando o perfil socio-demografico, as classes medicamentosas mais utilizadas por eles e dados referentes a adesao. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 301 idosos da area de abrangencia de um Programa Saude da Familia (PSF), por meio de um inquerito realizado no domicilio do idoso, seguindo roteiro previamente estruturado. Destaca-se, entre os idosos, o predominio do sexo feminino, analfabetismo, alteracoes no estado cognitivo e dependencias diversas. Aprsentam, em media, 2,5 diagnosticos e utilizam 2,9 medicamentos/idosos. Alguns dos medicamentos revelam dependencia na administracao, automedicacao, esquecimento e conhecimento deficiente. Considera-se necessario acompanhamento sistemático dos idosos que utilizam multiplos medicamentos, incentivo a medidas nao-farmaceuticas, com enfase nas acoes educativas para mudancas no estilo de vida, contando com uma equipe multiprofissional.

[Nova Pesquisa]