ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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001077

Referência:
POMARICO, Luciana et al. Perfil em saúde bucal de profissionais de educação e saúde que atendem crianças portadoras de necessidades especiais. PESQUISA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA. São Paulo, v. 17, n. 1, p.11-16, 2003.
   
   


Outro(s) Autor(es):
SOUZA, Ivete Pomarico Ribeiro de; TURA, Luiz Fernanda Rangel

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Saúde escolar; Educação em odontologia; Saúde bucal; Higiene bucal; Crianças com deficiência

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar conhecimentos e atitudes em saude bucal dos profissionais de educacao e saude, que atuam em um programa de atencao a crianca de 0 a 6 anos de idade, portadora de necessidades especiais, em uma instituicao municipal publica do Rio de Janeiro. Por meio de um formulario, foram entrevistados 67 profissionais (professoras, atendentes e profissionais de saude). Os resultados foram comparados aos habitos de higiene bucal das criancas, atraves da observacao direta da rotina da creche. Embora 97,0% tenham afirmado que a saude bucal pode interferir na saude geral, somente 37,3% dos profissionais responderam corretamente a respeito dessa interferencia. Quanto aos metodos de prevencao da carie, 92,5% afirmaram conhece-los, contudo somente 17,9% foram ao dentista para prevencao. A maioria (81,3%) indicou a higiene bucal como o modo de prevenir a carie, porem a observacao mostrou que nem sempre esta pratica e realizada na creche. Quanto a epoca do inicio da escovacao dos dentes das criancas, 75,0% das professoras e 94,4% dos profissionais de saude afirmaram conhecer a necessidade de iniciar a escovacao antes de um ano de vida, sendo essa resposta observada em somente 52,5% das atendentes (qui-quadrado, p=0,006). Diante desses resultados, pode-se concluir que as atitudes em saude bucal nem sempre foram coerentes com os conhecimentos expressados por esses profissionais.

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