ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


001045

Referência:
MEDRONHO, Roberto de Andrade et al. Análise espacial da soroprevalência da hepatite A em crianças de uma região carente de Duque de Caxias, RJ, Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. São Paulo, v. 6, n. 4, p.328-334, 2003.
   
   


Outro(s) Autor(es):
VALENCIA, Luis Ivan Ortiz; FORTES, Bruno de Paula Menezes Drumond; BRAGA, Ricardo Cerqueira Campos; RIBEIRO, Simone do Valle

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Hepatite A; Saúde ambiental; Áreas de pobreza; Epidemiologia descritiva

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Os autores estimaram areas de risco para hepatite A em quatro setores censitarios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, area de intervencao ambiental do Programa de Despoluicao da Baia de Guanabara, a partir de um inquerito de soroprevalencia para hepatite A em criancas residentes nesta localidade. A amostra consistiu de 454 crianças com idade entre 1 e 9 anos, selecionadas atraves de amostra aleatoria simples em cada grupo etario. Foram coletadas aliquotas de sangue para deteccao de anticorpos totais para hepatite A pela tecnica de ELESA. Entrevistas domiciliares foram realizadas para obtencao de informacoes sobre as condicoes fisicas e sanitarias dos domicilios e peridomicilios, assim como as condicoes socioeconomicas das familias.

[Nova Pesquisa]